O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Pesquisar

Formação Docente

Depositphotos 230919930 XL

Ensino Médio

alunosEM 2022 2

Ensino Fundamental

alunosEF

Educação Infantil

logo cap EI

Nossas Redes

youtube animada Canal YouTube
insta1 70x70

@cap.ufrj.oficial

     facebook logo or icon by obinoobie  CAp.UFRJ.1948

Revista

CAPA ED 6

Recicla CAp

Cartaz Coleta Seletiva no CAp v.2 A4

CESPEB

logo cespeb

AVA CAp

ava peq

Sítios afins

 fe logo

 logoCFP2


 cropped top condicap


 Logo 2020 corII

Memória CAp UFRJ

2020 04 22 2

insta1 70x70


@capufrjnaquarentena

 


cap portal 150

Clique no banner acima para 
acessar o VÍDEO comemorativo
dos 70 anos


 Doc1

 Projeto Memória CAp 

SICEA

LogoSicea

Acesso à informação

Acesso à Informação

 

O Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ) é a unidade de Educação Básica da Universidade. Em seus mais de 70 anos de existência, sempre teve, como função primeira, a formação docente inicial e continuada. O CAp constitui o espaço preferencial para a realização do estágio supervisionado obrigatório, etapa comum a todos os estudantes dos cursos de Licenciatura da UFRJ, como afirma a Resolução nº 2/94, do Conselho de Ensino de Graduação (CEG). 

No âmbito do ensino de graduação, o CAp tem como um de seus principais objetivos proporcionar aos licenciandos uma ampla formação docente durante a realização do estágio, visando à imersão do graduando na cultura escolar. Por isso, além das etapas previstas para o estágio - de observação, coparticipação e regência -, o licenciando pode participar, ainda, das reuniões de planejamento das atividades pedagógicas, das reuniões de série, das diferentes etapas que constituem o processo de avaliação dos estudantes da Educação Básica, dos conselhos de classe e dos projetos interdisciplinares que são desenvolvidos pelo corpo docente. O estágio supervisionado é uma etapa fundamental na formação dos futuros professores, pois é o momento em que eles se deparam com a sala de aula, com todos os seus desafios e potencialidades. É, também, o momento em que o licenciando tem a oportunidade de observar que a docência ultrapassa os limites de sua formação acadêmica e da sala de aula, e de compreender que a educação envolve uma complexa rede de relações, estabelecida entre os diferentes agentes que atuam no espaço escolar para garantir seu funcionamento diário. 

No âmbito da pesquisa e da extensão, o CAp realiza diversos projetos voltados para a formação docente. As ações de extensão desenvolvidas pela escola são pensadas e planejadas, principalmente, para um público externo à universidade e encontram-se cadastradas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA); também estão disponíveis para consulta de toda a comunidade escolar no Catálogo de Projetos do CAp,  no site oficial da escola. A elaboração e desenvolvimento desses projetos conta com a participação de graduandos, seja como extensionistas ou como bolsistas de iniciação científica, de iniciação artístico-cultural e de extensão. A participação dos futuros docentes nesses projetos é de grande importância para a formação inicial, pela relevância dos temas tratados, pela experiência com as discussões promovidas e pelo contato e partilha com outros profissionais, oriundos de contextos sociais distintos. A pesquisa acadêmica também é parte significativa do trabalho do professor no CAp, por isso, a autonomia e autoria são princípios sempre valorizados por esta escola, que acredita numa prática docente sempre teoricamente fundamentada. É essa compreensão, a de que todo professor deve ser um professor-pesquisador, que fomenta todas as atividades de formação inicial e continuada. 

O CAp-UFRJ participa do Complexo de Formação de Professores (CFP) - uma política institucional diferenciada, que organiza formação inicial e continuada de professores/as da Educação Básica. O CFP promove a integração de todas as unidades que atuam com a formação docente - unidades acadêmicas responsáveis pelas licenciaturas, Faculdade de Educação e Colégio de Aplicação -, com o objetivo de promover um trabalho integrado e articulado com as instituições parceiras e Redes Públicas de Educação. Desta forma, as unidades de ensino envolvidas assumem, de forma conjunta, o compromisso pela formação das(os) professoras(es). A participação do CAp no CFP se dá por meio de representações, tanto no Comitê Permanente (CP), quanto nas diferentes comissões e grupos de trabalho. 

Estágio supervisionado

O estágio supervisionado no CAp é aberto aos estudantes de licenciatura da UFRJ que estejam regularmente matriculados na disciplina de Prática de Ensino. Os estudantes oriundos de outras instituições públicas de ensino superior, interessados em realizar o estágio supervisionado conosco, devem entrar em contato com a DALPE pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., a fim de verificarmos a possibilidade de realização do estágio. As instituições que mantêm convênio ativo com a UFRJ estão listadas no seguinte endereço eletrônico: <graduacao.ufrj.br>. O CAp não recebe estudantes oriundos de instituições de ensino superior privadas. 

Com a retomada das aulas da Educação Básica, pós-pandemia, o estágio supervisionado tem sido realizado de forma presencial e é regido pela Resolução 01/2022,  que dispõe sobre as diretrizes internas para o trabalho de formação inicial docente - estágio supervisionado, durante o ano letivo de 2022. Atualmente, as etapas para a realização do estágio no CAp são as seguintes:

1ª etapa - A DALPE informa para a Coordenação de Estágios da Faculdade de Educação (FE), no início de cada semestre da graduação, o número de vagas disponíveis em cada setor curricular e o cronograma previsto para as inscrições. 

2ª etapa - A Coordenação de Estágios da Faculdade de Educação envia para a DALPE a relação de estudantes, regularmente inscritos nas diferentes práticas de ensino, indicados para a realização do estágio no CAp;

3ª etapa - Processo de pré-inscrição / inscrição dos estudantes indicados pela Prática de Ensino no CAp e alocação dos estudantes nas turmas. O detalhamento desta etapa está no fim deste documento.

4ª etapa - durante o estágio, as horas realizadas devem ser registradas na ‘Ficha de registro das atividades de estágio’. Os estudantes podem utilizar os modelos de ficha de registro da Faculdade de Educação, das unidades acadêmicas, ou o modelo do CAp, disponível aqui.

5ª etapa - após a finalização do estágio, os licenciandos podem solicitar a certificação das horas realizadas, preenchendo um formulário digital disponível aqui. Nesse mesmo endereço eletrônico, estão acessíveis todas as declarações que são fornecidas pela DALPE, relacionadas ao estágio supervisionado. Ao preencher o formulário para a certificação de horas, o estudante deverá enviar, também, a(s) ficha(s) de registro das atividades de estágio digitalizada(s). Esses documentos devem estar assinados pelos estudantes e assinados e carimbados pelo professor do CAp. Caso a documentação enviada esteja regular, a DALPE enviará para o requerente, no prazo máximo de quatro dias, a certificação das horas de estágio realizadas. 

Atenção: i) caso o professor não tenha carimbo da escola, ele poderá assinar e indicar seu SIAPE; ii) não será exigida a assinatura do professor da Prática de Ensino para a emissão da certificação de horas; iii) não serão aceitas assinaturas digitalizadas.

6ª etapa - o estudante deverá apresentar a certificação das horas emitida pela DALPE ao professor da Prática de Ensino para finalizar o estágio.

Importante: 

I) apenas os estudantes indicados pela PE receberão o formulário para a pré-inscrição, considerando o número de vagas já estabelecido. 

II) um cronograma para novas inscrições no estágio supervisionado será enviado, no início de cada semestre letivo da graduação, para a Coordenação de Estágios da Faculdade de Educação da UFRJ e também será divulgado em nossas redes oficiais, para que todos os interessados tenham acesso às informações.

Indicamos, a seguir, alguns links e documentos importantes: 

Recepção aos licenciandos 2022.1

Caderno de Licenciatura 

  caderno estagio2022.23

  

Formulário de inscrições

Ficha de registro das atividades de estágio supervisionado (PDF)

Pedidos de certificação de horas e declarações

Resolução Nº  01/2022

 

Resolução Nº 06/2020 - Dispõe sobre as diretrizes internas, em caráter excepcional, para o trabalho remoto de formação inicial docente - estágio e atividades complementares 

Resolução Nº 01/2006 - Normas de Estágio Supervisionado no CAp-UFRJ  

  

Contato de atendimento aos licenciandos:

inscricoesdalpearrobacap.ufrj.br - para inscrições no estágio supervisionado

atendimento.dalpearrobacap.ufrj.br

 

Setores curriculares

 artes cenicas  artes visuais c.bio   des.geo  ed.fisica
ed.inf   espanhol final filosofia final  fisica   frances
geo   historia ingles   L.Port Mat 
 multi musica final2  NEEI   soe quim 

socio10

Sistema e-MEC

cadastro e mec

UFRJ CAp - Colégio de Aplicação da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ