Memória CAp UFRJ

alunos site

O Colégio de Aplicação é um órgão suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH e a unidade de Ensino Fundamental e Médio da UFRJ. Uma das mudanças com grande impacto para o Colégio ocorreu em 2019 com a Integração da Escola de Educação Infantil - EEI ao CAp, aprovada na sessão do CONSUNI da UFRJ de 18 de junho de 2019. Com isso, passamos a ser também a unidade de Educação Infantil da UFRJ.

O CAp desempenha a sua função acadêmica e institucional ancorada nos preceitos de ensino, pesquisa e extensão. No que se refere à formação de professores, o Colégio vem contribuindo para a formação inicial a partir do trabalho pedagógico dos alunos da graduação da UFRJ e de instituições federais conveniadas, assim como a formação continuada mediante a atuação conjunta com a Faculdade de Educação.

Nas últimas três décadas, como escola de educação aplicada, o CAp agregou ao seu projeto político-pedagógico os projetos de pesquisa e extensão que têm como objetivos a produção de materiais didáticos, metodologias, práticas pedagógicas e, sobretudo, formação de professores. Os projetos contam com a participação de bolsistas de Iniciação Científica, de Extensão e de Iniciação Artística e Cultural, sob a orientação do corpo docente. A qualidade de ensino do CAp tem atraído pesquisadores externos para desenvolverem pesquisas na área de educação.

Alunos da educação básica do CAp, em particular do Ensino Médio, têm oportunidade de participar de programas de Iniciação Científica realizando estágios em outras unidades da UFRJ e na FIOCRUZ, bem como de apresentar seus trabalhos em jornadas e congressos científicos.

Em 2018 comemoramos os 70 anos do Colégio de Aplicação da UFRJ. São muitos anos tecidos pelo trabalho de cada servidor docente e técnico, de cada estudante e familiar que por aqui passou. Toda essa construção coletiva fez do CAp-UFRJ uma escola, além de pública e gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.

banner2 II

cap300x alunos 300x

cropped logo peq 250

artes cenicas  artes visuais c.bio   des.geo  ed.fisica