Pesquisar

CAp na Quarentena💚

2020 04 22 2

Nossas Redes

youtube animada CAp-UFRJ na quarentena
facebook logo or icon by obinoobie @CAp.UFRJ.1948
twitter @cap_ufrj 
insta1 70x70 @cap.ufrj.oficial 
insta1 70x70

@capufrjnaquarentena

CESPEB

logo cespeb

Revista

perspectivasII

Sítios afins

 fe logo
 logoCFP2
 cropped top condicap
 Logo 2020 corII

SICEA

LogoSicea

AVA CAp

ava peq

Ajude a UFRJ no combate ao COVID-19

Campanha Doacoes UFRJ

CAp 70 anos

cap portal 150

Clique no banner acima para 
acessar o VÍDEO comemorativo
dos 70 anos

 

Doc1

 Projeto Memória CAp 

frances100 

  

Corpo Docente:

 

Coordenação de Setor:
Miriam de Andrade Levy

Suplente:
Flávia Alves Gomes

Cristiane Maria de Souza
Doutora em Língua Francesa - UFRJ
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), graduação em Letras - Português/ Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora do Colégio de Aplicação da UFRJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas e culturas em contato, imposição da língua francesa oficial, francofonia e manutenção das línguas regionais na França. Possui o grupo de pesquisa e ensino chamado: “Caminhos da francofonia” e representa a UFRJ no organismo internacional AUF (Agence Universitaire de la Francophonie).Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), graduação em Letras - Português/ Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora do Colégio de Aplicação da UFRJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas e culturas em contato, imposição da língua francesa oficial, francofonia e manutenção das línguas regionais na França. Possui o grupo de pesquisa e ensino chamado: “Caminhos da francofonia” e representa a UFRJ no organismo internacional AUF (Agence Universitaire de la Francophonie).
 
Flávia Alves Gomes
Mestre em Letras - UFRJ
Possui graduação em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado profissional em Letras, pela mesma universidade. Desde 2015, é professora de Francês do Ensino Fundamental e Médio no Colégio de Aplicação da UFRJ, onde também atua orientando licenciandos provenientes da graduação de Letras da UFRJ. Pesquisadora e coordenadora do grupo de pesquisa EEAFLE, atua principalmente nas áreas de ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira, avaliação e formação do professor. 
 
João Carlos Teixeira de Mello
Doutorando em Literatura Francesa - Sorbonne Nouvelle, Paris III, com a tese « Geste dramatique et parole théâtrale dans Une Saison en enfer et Illuminations, de Rimbaud », orientação do Prof. Henri Scepi.
Mestre em Letras (Literaturas Francófonas) - UFF (1999). Premiado com a bolsa de pesquisa - International Council on Canadian Studies, Ottawa, pelo projeto de mestrado, tendo efetuado, em 1998, pesquisas em universidades canadenses.
Especialização em língua e literaturas francófonas - UFF. Graduação em Letras (Português/Francês) - UFRJ (1988). 
Professor de Francês do CAp-UFRJ desde 1993. Coordenador do setor curricular de francês do CAp-UFRJ de 2012 a 2014. 
Participou de dois estágios pedagógicos na França: em 1993, no Centre International d’Etudes Pédagogiques, em Sèvres; em 2005, em Limoges.
Coordenador do Setor de Francês em vários anos letivos e pesquisador do projeto FLECAp de elaboração de materiais/atividades didáticas para o ensino do francês língua estrangeira no CAp-UFRJ. Desenvolve também atividades e pesquisas ligadas às artes cênicas, à poesia como ator, dramaturgo, roteirista e produtor.
http://lattes.cnpq.br/0798154532368478
 
Lúcia Helena Ferreira
Graduada em Letras Francês/Português (bacharelado e licenciatura, 1995) e Letras Italiano (bacharelado e licenciatura,2002) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Letras, na área de Filologia e Língua Portuguesa, pela mesma instituição (2000). Doutora em Letras, na área de Língua e Literatura Francesa (2009), também pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Francesa em cursos livres, para adultos e adolescentes (Aliança Francesa e "Francês no Campus"), e em Centro de Línguas, para alunos da Rede Oficial de Ensino (SP). Atuou no magistério com Língua Portuguesa e Redação, em cursos de nível fundamental, médio e superior. Desenvolveu atividades relacionadas à edição e reelaboração de livros didáticos, entre eles, os destinados ao PNLD.Atualmente, é professora de francês no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e participa de bancas de avaliação (Língua Portuguesa e Redação) em exames de larga escala.  
 
Miriam de Andrade Levy
Mestre em Letras Neolatinas (Literatura Francesa) - UFRJ
Professora efetiva do setor de Francês do Colégio de Aplicação da UFRJ. Graduou-se pela UFRJ em Letras: Português - Francês em 2005, concluiu o mestrado no Programa de Letras Neolatinas da mesma instituição em 2008, com ênfase em literaturas francófonas. Integrante do grupo de pesquisa EEAFLE, atua principalmente nas áreas de ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira, avaliação e formação docente.

 

Setores curriculares

 artes.cênicas70  artes.visuais70 poster6 24 23953   des.geo100  ed.fisica70
ed.inf70   espanhol100 filosofia100  fisica100   frances100
geo100   hist100 ingles100  linguaport  poster6 24 23425 
 multi100 poster6 24 23026  quimi   socio soe2 
UFRJ CAp - Colégio de Aplicação da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ